Por Fabricio González
Em um mercado competitivo como o jurídico, é fundamental que um escritório de advocacia esteja constantemente em evidência e a assessoria de imprensa é uma ferramenta essencial para garantir essa visibilidade e a construção de uma imagem positiva e sólida no mercado jurídico.
Através dela é possível estabelecer uma comunicação eficiente com a imprensa, divulgar informações relevantes sobre a atuação do escritório e seus profissionais, além de fortalecer a reputação da banca.
A assessoria de imprensa faz um trabalho pontual e bem avaliado, pesando a importância e a relevância de cada exposição e de cada veículo para o escritório.
Falando em veículos especializados, vale ressaltar a importância dos meios de comunicação voltados para o mercado jurídico. Eles possuem um público-alvo altamente segmentado e podem ser grandes aliados na construção da imagem e credibilidade do escritório. Por isso, a assessoria de imprensa deve manter parcerias e um bom relacionamento com a mídia.
É crucial destacar a relevância da chamada “mídia espontânea”. Por conta das regulamentações restritivas em relação à divulgação e propaganda de escritórios de advocacia, a veiculação de notícias de forma não paga, torna-se uma estratégia valiosa. Nesse sentido, a assessoria de imprensa desempenha um papel fundamental ao buscar pautas e oportunidades de exposição de maneira orgânica, promovendo a banca de modo legal e ético. Assim, não apenas garante a visibilidade do escritório, mas também atua como um eficaz instrumento de relações públicas.
Entre as principais vantagens da assessoria de imprensa para os escritórios de advocacia, podemos destacar:
– Auxilia na construção de uma imagem positiva do escritório;
– Aumenta a visibilidade no mercado jurídico;
– Pode gerar novas oportunidades de negócios e fortalecer a relação com os clientes já existentes;
– Divulga informações relevantes sobre a atuação do escritório e seus profissionais, como casos de sucesso, novidades na área jurídica, entre outros.
Para que a assessoria de imprensa seja eficiente, é importante seguir algumas dicas:
– Antes de contratar uma assessoria, é importante definir objetivos claros e realistas para o trabalho a ser realizado.
– É fundamental conhecer o público-alvo do escritório para que a assessoria possa direcionar as ações de divulgação de forma eficiente.
– É importante manter uma boa relação com os jornalistas e veículos de comunicação para que a assessoria de imprensa possa ser eficiente.
– É essencial produzir conteúdo de qualidade para que se possa divulgar informações relevantes sobre o escritório e seus profissionais.
A consultoria de uma assessoria de comunicação e imprensa é um trabalho que engloba o processo criativo, de planejamento e atendimento, além do contato com a imprensa, acompanhamento e controle das mensagens divulgadas na mídia. Ela ajuda a consolidar uma boa reputação para o escritório, construir uma imagem positiva, fortalecer a marca e ampliar a visibilidade da banca, o que pode possibilitar o surgimento de novas oportunidades de negócio.