Se você já participou da preparação de um submission, sabe que o processo para obter sucesso nos principais diretórios jurídicos, como Chambers e The Legal 500, exige mais do que bons resultados na advocacia. É preciso método, consistência e sim, uma boa dose de paciência.
Existe um momento específico que pode fazer toda a diferença na decisão dos pesquisadores dos guias, a entrevista com o cliente, também chamada de client referee interview.
Parece simples, mas não é. Afinal, o cliente indicado precisa estar disponível, lembrar do que foi feito e saber transmitir com clareza a excelência do serviço. E isso depende, também, do seu preparo.
Aqui vão alguns aprendizados essenciais para tornar essa etapa mais eficiente
Quem indica precisa entender seu papel
Muitos clientes topam participar da entrevista, mas nem sempre estão cientes da responsabilidade envolvida. É importante que eles saibam que essa conversa ajuda a confirmar os dados apresentados no submission e tem impacto direto na decisão final.
Você pode e deve orientá-los de forma objetiva. Destaque a importância de compartilhar experiências técnicas relevantes e de evitar comentários genéricos ou muito pessoais.
Nem sempre o e-mail chega e isso pode te tirar do jogo
Diversos pesquisadores dos diretórios relatam dificuldade para agendar as entrevistas simplesmente porque os e-mails caem no spam ou não são lidos a tempo. Por isso, vale a pena informar seus clientes para ficarem atentos às comunicações e adicionarem os domínios dos diretórios à lista de remetentes seguros.
Memória curta é um problema recorrente
A entrevista pode acontecer até um ano e meio depois da assessoria prestada. Seu cliente pode ter esquecido de boa parte da atuação da banca nesse meio-tempo. Ajude refrescando a memória com informações-chave antes da entrevista. Um bom lembrete, por e-mail, pode salvar sua colocação | inclusão.
Viés inconsciente também derruba a classificação
Pode parecer detalhe, mas não é. Comentários que focam no carisma ou simpatia do advogado, especialmente quando feitos sobre mulheres, ainda são frequentes e pouco valorizados pelos diretórios. O foco deve ser o conhecimento técnico, a capacidade estratégica e a habilidade na condução do caso.
Antecipe-se aos problemas
Se a sua equipe ou a agência parceira cuida do processo de rankings, é fundamental que haja uma estratégia de acompanhamento das entrevistas com os referees. Ter um cronograma, lembretes e apoio no relacionamento com os pesquisadores é parte do jogo.
Na Markle, trabalhamos lado a lado com os nossos clientes para garantir que cada etapa do processo, do preenchimento do formulário à entrevista com o cliente, seja tratada com o devido cuidado. Afinal, não adianta só ser excelente. É preciso garantir que o mercado saiba disso.
E você, está preparado para sua próxima entrevista com os referees?