Todos os anos os guias e publicações nacionais e internacionais divulgam os rankings dos escritórios com o melhor desempenho dentro das respectivas áreas de atuação e comumente surgem as seguintes dúvidas: É importante participar? De quais participar? É preciso estar presente em todos os guias disponíveis no mercado? É necessário participar todos os anos? Os clientes consultam esses guias? Por que nós precisamos preparar as informações com tanta antecedência?
Os anuários são consultados por clientes e pelas empresas para referência quando estão buscando por algum serviço jurídico ou profissional específico. Gostemos ou não, os guias possuem uma grande influência no momento da tomada de decisão e são, portanto, importantes para a captação de clientes e também para o marketing das bancas, particularmente se o seu escritório presta serviços jurídicos para empresas internacionais. Eles fornecem informações valiosas sobre os advogados e as especialidades das bancas.
Cada publicação possui metodologia e critérios próprios para a coleta e consolidação dos dados. Mas, de modo geral, são 3 as etapas a serem percorridas para a participação nos guias e publicações jurídicos : a submissão do formulário com as informações gerais do escritório e dos trabalhos recentemente executados; envio da lista de client referees, trata-se de lista de contatos que podem referenciar a atuação do escritório e de seus advogados e, por fim, a entrevista com os clientes pelo pesquisador responsável por compilar as informações coletadas sobre área de atuação pesquisada. Confira as dicas abaixo para obter o melhor resultado:
Cumpra os prazos. Os prazos estão disponíveis nos sites dos guias e são divulgados com antecedência. Por isso, evite pedir extensão de prazos. Quanto antes a informação for enviada para o pesquisador, mais tempo ele terá para avaliar os dados enviados e esclarecer qualquer dúvida.
Faça a lição de casa. Conheça a metodologia de cada diretório. Mantenha contato frequente com os pesquisadores para saber como eles desejam receber as informações (melhor formato e abordagem). A maioria das publicações fornecem ajuda e orientação.
Estruture bem o Submission: Os guias solicitam informações semelhantes.. Como regra básica a banca precisa incluir:
- Informações sobre o escritório e contatos
- Informações da área (contatos, sócios responsáveis, contratações e saídas)
- Feedback sobre o ranking atual
- Informações gerais sobre a área e pontos fortes
- Indicação de pares e parceiros que se destacam
- Descrição de trabalhos relevantes executados nos últimos 12 meses
- Informações adicionais – prêmios recebidos, matérias publicadas, etc.
- Lista dos principais clientes
- Lista das indústrias/setores atendidos
Seja breve. Os pesquisadores têm muitas informações para revisar, portanto quanto mais curto e objetivo for o texto, melhor será o formulário. Evite bombardear o pesquisador com informações irrelevantes, citação de legislação e uso de linguagem técnica. Mantenha a descrição dos casos simples e acessível, mas é fundamental que o resumo demonstre a importância do caso e o papel desempenhado pelo escritório
Escolha referências confiáveis. Tenha certeza que os nomes indicados na lista de client referees podem ser contatados com facilidade, estão dispostos a participar da pesquisa e fazer referências positivas ao trabalho desenvolvido. Se os pesquisadores não conseguirem falar com os clientes listados, isso pode prejudicar o desempenho da área no ranking.