Posted by & filed under Artigos.

Todos os dias as caixas de e-mails dos escritórios são bombardeadas com inúmeras mensagens de premiações e convites para elaboração de conteúdos pagos. Mas como filtrar, no meio de tantas opções, quais são as que realmente valem a pena? Confira como a identificar a seriedade e reputação das publicações:

  • Pagar para aparecer

No caso de premiações, as que realizam pesquisas sérias e isentas, não cobram para incluir o nome do escritório e de seus advogados como referências. Após a conclusão da pesquisa, os guias confiáveis oferecem a aquisição do perfil e possível compra das placas dos reconhecidos, mas essa não é uma premissa para a inclusão no ranking. Já para artigos, desconfie de preços astronômicos, sem contrapartidas como o recebimento de cópias do livro da publicação e o comprometimento de divulgação para um mailing relevante.

  • Spam, convite sem critério

Publicações “caça-níqueis”, que buscam o lucro sem nenhuma credibilidade, disparam e-mails de forma indiscriminada, sem avaliar a atuação do escritório e do profissional reconhecido. A intenção é o volume, por isso diversos profissionais receberão o e-mail ao mesmo tempo e provavelmente mais de uma vez.

  • Canais institucionais e público-alvo

Publicações sérias e consolidadas possuem site e e-mail com o domínio próprio, telefone de contato, referências e páginas nas redes sociais. Ao receber o e-mail da publicação consulte os canais antes de realizar qualquer investimento. No caso de artigos, principalmente de publicações estrangeiras, questione qual o público alvo e o alcance. As publicações confiáveis possuem um mailing para envio e uma cota pré-estabelecida das revistas.

Posted by & filed under Artigos.

Todos os anos os guias e publicações nacionais e internacionais divulgam os rankings dos escritórios com o melhor desempenho dentro das respectivas áreas de atuação e comumente  surgem as seguintes dúvidas: É importante participar? De quais participar? É preciso estar presente em todos os guias disponíveis no mercado? É necessário participar todos os anos? Os clientes consultam esses guias? Por que nós precisamos preparar as informações com tanta antecedência?

Os anuários são consultados por clientes e pelas empresas para referência quando estão buscando por algum serviço jurídico ou profissional específico. Gostemos ou não, os guias possuem uma grande influência no momento da tomada de decisão e são, portanto, importantes para a captação de clientes e também para o marketing das bancas, particularmente se o seu escritório presta serviços jurídicos para empresas internacionais. Eles fornecem informações valiosas sobre os advogados e as especialidades das bancas.

Cada publicação possui metodologia e critérios próprios para a coleta e consolidação dos dados. Mas, de modo geral, são 3 as etapas a serem percorridas para a participação nos guias e publicações jurídicos : a submissão do formulário com as informações gerais do escritório e dos trabalhos recentemente executados; envio da lista de client referees, trata-se de lista de contatos que podem referenciar a atuação do escritório e de seus advogados  e, por fim, a entrevista com os clientes pelo pesquisador responsável por compilar as informações coletadas sobre área de atuação pesquisada. Confira as dicas abaixo para obter o melhor resultado:

Cumpra os prazos. Os prazos estão disponíveis nos sites dos guias e são divulgados com antecedência. Por isso, evite pedir extensão de prazos. Quanto antes a informação for enviada para o pesquisador, mais tempo ele terá para avaliar os dados enviados e esclarecer qualquer dúvida.

Faça a lição de casa. Conheça a metodologia de cada diretório. Mantenha contato frequente com os pesquisadores para saber como eles desejam receber as informações (melhor formato e abordagem). A maioria das publicações fornecem ajuda e orientação.

Estruture bem o Submission: Os guias solicitam informações semelhantes.. Como regra básica a banca precisa incluir:

  • Informações sobre o escritório e contatos
  • Informações da área (contatos, sócios responsáveis, contratações e saídas)
  • Feedback sobre o ranking atual
  • Informações gerais sobre a área e pontos fortes
  • Indicação de pares e parceiros que se destacam
  • Descrição de trabalhos relevantes executados nos últimos 12 meses
  • Informações adicionais – prêmios recebidos, matérias publicadas, etc.
  • Lista dos principais clientes
  • Lista das indústrias/setores atendidos

Seja breve. Os pesquisadores têm muitas informações para revisar, portanto quanto mais curto e objetivo for o texto, melhor será o formulário. Evite bombardear o pesquisador com informações irrelevantes, citação de legislação e uso de linguagem técnica. Mantenha a descrição dos casos simples e acessível, mas é fundamental que o resumo demonstre a importância do caso e o papel desempenhado pelo escritório

Escolha referências confiáveis. Tenha certeza que os nomes indicados na lista de client referees podem ser contatados com facilidade, estão dispostos a participar da pesquisa e fazer referências positivas ao trabalho desenvolvido. Se os pesquisadores não conseguirem falar com os clientes listados, isso pode prejudicar o desempenho da área no ranking.

Posted by & filed under Artigos.

Os rankings podem ser grandes aliados na divulgação de escritórios de advocacia. Diferente da assessoria de imprensa, que alcança um público abrangente ao publicar informações nos principais veículos de comunicação, os guias possuem características e público específicos, o que gera uma comunicação mais assertiva, efetiva e dirigida.

Normalmente, os diretórios são usados por empresas para encontrar escritórios e advogados em outras jurisdições, validar credenciais e referências, avaliar e comparar qualificações e realizar análises periódicas sobre o atual escritório ou advogado contratado. Além das empresas, escritórios e advogados também usam os anuários para avaliar os competidores e verificar seu posicionamento nos guias.

Listar o site do escritório nos diretórios online é uma boa opção para aumentar a visibilidade nos principais sites de busca da Internet, pois quanto mais links de sites com bom page rank apontarem para o site do escritório, mais rápido ele aparecerá nas primeiras posições.

Apesar das vantagens oferecidas, o custo da assinatura dessas publicações é bastante elevado, por isso é importante ter um planejamento prévio antes de realizar o investimento.

Existem vários tipos de anuários, alguns são mais abrangentes, outros mais específicos para determinadas áreas de prática do direito. Vale lembrar que depois de escolher a publicação mais indicada para o tipo de divulgação desejada, os escritórios devem alimentar frequentemente os anuários com informações sobre suas atividades e manter os dados sempre atualizados.

Existem também alternativas para os escritórios que não podem arcar com os elevados custos dos anuários. As redes sociais, blogs e newsletters são ótimas opções para divulgar atividades jurídicas por um preço acessível.

Lembre-se que os diretórios são uma importante ferramenta para impulsionar a divulgação e visibilidade dos escritórios e podem ser grandes aliados na captação de novos clientes.