Nem tudo está perdido. Com a pandemia do Covid-19 surgiram novas oportunidades de marketing que podem ser exploradas pelos escritórios para atrair novos negócios, aprimorar o relacionamento com clientes e o branding. Atualmente, eventos presenciais não são uma opção viável; no entanto, o tráfego online aumentou significativamente desde o começo da pandemia. Em momentos como o que estamos passando o investimento no marketing pode parecer sem sentido, mas é crítico e agora é o momento para investir no marketing digital.
Listamos abaixo algumas ideias para aprimorar a presença e ações das bancas na Internet.
Lives e Webinars
Com a extinção dos eventos presenciais devido ao distanciamento social os escritório estão investindo na realização de Lives e Webinar. Fácil de viabilizar e com baixo custo, essa é uma ótima opção para auxiliar clientes e perspectivas com questões enfrentadas pela crise gerada pela pandemia, entre outros temas. Porém alguns cuidados devem ser tomados. A preparação prévia é fundamental para evitar gafes e problemas durante as transmissões. É importante montar um roteiro para não correr o risco de perder o foco do tema proposto, esquecer informações e falas importantes ou ultrapassar o tempo de duração da transmissão. Um moderador também pode auxiliar na seleção das perguntas enviadas e no direcionamento das respostas. A escolha do tema pode ser decisiva para o sucesso do evento online. Evite ser generalista e foque no público-alvo. Crie Lives específicas para a solução de questões dentro dos principais setores/indústrias de atuação. Antes de divulgar a Live realize testes para checar se tudo está funcionando corretamente.
Artigos e Comunicados
Os escritórios têm produzido grandes quantidades de conteúdo sobre a pandemia do Covid-19 tornando difícil destacar-se diante da concorrência. A homogeneidade pode ser cansativa para leitores e clientes que acabam recebendo diariamente um volume excessivo de dados sobre os mesmos tópicos. Para alcançar o público-alvo e gerar novas oportunidades de negócios, os advogados devem adotar uma abordagem diferente. Não escreva para todos. Tenha em mente uma pessoa específica com um cargo específico e produza algo que atenda às necessidades desse público. Se você definiu claramente o posicionamento para a sua área de atuação – sabe o que faz e para quem – será mais fácil criar e contextualizar conteúdos significativos. Trabalhe os títulos, pois a eficácia do seu título determinará a eficácia do artigo. Não gaste muito tempo discorrendo sobre o que aconteceu. Explique por que o fato foi relevante. Aposte na repercussão e evolução dos temas abordados.
As avaliações são uma parte importante da estratégia de marketing jurídico. Normalmente os advogados ficam apreensivos e não gostam de solicitar recomendações por medo de que elas não reflitam a mensagem que desejam transmitir ou para evitar incomodar os clientes. Nesse momento os escritórios não devem ignorar a importância das recomendações, pois elas são decisivas no processo de seleção e contratação das bancas, por isso elabore uma estratégia para obter recomendações. Os advogados podem criar modelos de e-mails para solicitar recomendações no LinkedIn para clientes satisfeitos e avaliações no Google referentes ao trabalho executado pelo escritório.