Como mensurar o desempenho do marketing digital do escritório?

 

7 de dezembro de 2021

Diferentemente do marketing de produtos (B2C), mensurar o resultado dos investimentos no marketing de conteúdo (B2B), principal estratégia utilizada pelos escritórios de advocacia para divulgar seu expertise e atividades, pode ser um desafio.

Para atrair negócios, realizar a prospecção através da produção de conteúdo e tornar-se referência em sua área e setores de atuação os escritórios passaram a investir no marketing digital, mas muitos têm dificuldade para mensurar o resultado dos esforços realizados.

Algumas medidas podem ser usadas para calcular o retorno do investimento e saber se a estratégia elaborada está gerando o resultado almejado. Porém é fundamental definir os objetivos da estratégia para realizar a mensuração dos resultados da forma correta.

Confira abaixo algumas dicas para a mensuração das ações:

  1. Aumento do reconhecimento da marca 

Se o objetivo for aprimorar o branding, é importante mensurar o aumento nas menções ao escritório e dos seguidores das redes sociais (novos leads). Utilize os relatórios gerados pelas redes para acompanhar os dados e verificar se existe o aumento de citações positivas.

  1. Gerar tráfego para o site

Acompanhe o engajamento através do Google Analytics para verificar o número de cliques gerados no site pelas redes sociais. Acesse mensalmente para avaliar o desempenho e se é necessário realizar ajustes na estratégia adotada.

  1. Novos leads para envio de informativos

Para gerar novos leads você deve incluir no site um formulário onde os visitantes possam realizar um cadastro para receber os comunicados produzidos. A mensuração é feita através dos relatórios gerados pelos disparadores de e-mail marketing.

  1. Prospecção

Para o desenvolvimento de negócios, crie campanhas patrocinadas nas redes sociais. Use o Google Analytics para acompanhar as visitas e a origem (página de referência).

O principal objetivo dos escritórios com o marketing digital é gerar conversões. Uma conversão acontece quando um visitante do site ou seguidor das redes sociais conclui alguma ação que você deseja que ele complete. Portanto uma conversão pode ser um novo cadastro no mailing list do escritório, em um evento ou webinar ou o agendamento de uma reunião.

Lembre-se sempre de acompanhar as métricas das redes sociais, os relatórios de disparo de e-mail marketing e dados do Google Analytics. Isso permitirá que você controle e realize os ajustes necessários na estratégia elaborada.

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